Olá, seja muito bem-vinda(o) ao nosso site!

 

Nós reunimos neste site uma rede de colaboradores que compartilham da mesma visão: abrir um diálogo entre psicólogos, psiquiatras e as pessoas que passam por experiências espirituais e/ou anômalas que muitas vezes são diagnosticadas com transtorno mental - os experienciadores.

O Movimento Repensando a Loucura foi inspirado na campanha internacional Emerging Proud que propõe que o dia 12 de maio se torne um marco na saúde mental e uma referência mundial, a ser celebrada anualmente como o dia em que as pessoas começaram a falar de suas experiências sem medo, expandindo a percepção do que é "normal" em todo o mundo. 

No Brasil, além de outras atividades, temos realizado eventos anuais desde 2017, sempre que possível próximo da data de 12 de maio, mas em função dos últimos acontecimentos com o novo coronavírus em 2020, o nosso evento anual foi online, o que possibilitou a participação da inglesa Katie Mottram, idealizadora da campanha #Emerging Proud.

Em 2021, realizamos nosso evento anual online novamente, desta vez com o apoio do ProSER - Programa de Saúde, Religiosidade e Espiritualidade do Instituto de Psiquiatria da USP. O prof. Dr. David Lukoff, um dos autores responsáveis por inserir a categoria de Problema Religioso ou Espiritual no DSM-V, o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, participou do evento trazendo o tema: Experiências Espirituais - entre o místico e o patológico. 

Expressões de Experenciadores 

São inúmeras as possibilidades de expressões da subjetividade humana,  porém uma das características mais citadas quando tentamos falar das nossas experiências espirituais é o seu caráter inefável, indescritível, por isso a arte é considerada um dos recursos fundamentais.

 

O movimento Repensando a Loucura incentiva o protagonismo dos experienciadores, seja através de relatos em vídeo ou por escrito, seja por meio de poesias, desenhos de mandalas, música ou qualquer outro tipo de expressão artística. 

Um dos nossos objetivos é explorar, juntamente com os experienciadores, diferentes formas de transformar as experiências que geram sofrimento psíquico. Encontrar novas possibilidades de expressões permite a ressignificação das nossas experiências angustiantes mais profundas.

 

Além disso, temos trabalhado para transformar algumas dessas expressões em produtos para ajudar a crescer nosso movimento. Se tiver interesse em participar e/ou adquirir algumas dessas expressões abaixo, entre em contato conosco clicando AQUI!

Depoimentos que se transformam em vídeo

Poesias que se transformam em livros

WhatsApp Image 2021-08-26 at 16.13.18.jpeg

O teatro das pipas

 

Pipas no céu de brigadeiro

Ou seria apenas um docinho maneiro?

 

No teatro de fantoches o vento parece não colaborar

Seria uma ilusão de vista?

Ou elas estão a flutuar?

 

Que loucura gostosa essas pipas a voar

Estou segurando a linha, mas quero mesmo soltar.

 

Minha cabeça já está cansada

Não consigo pensar

Deixarei para no mundo dos sonhos minha missão completar.

F.S.

Mandalas que se transformam em cartões

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Conheça nossas outras ações

Encontros online quinzenais

Nossos encontros propõem explorar novas ferramentas para podermos expressar e lidar melhor com nossas experiências.

Em 2020, em função da pandemia passamos a realizar esses encontros online pelo sistema zoom. Saiba mais

WhatsApp Image 2021-10-08 at 19.40_edited.jpg

Guia de crise

Se você está passando por uma crise psicoespiritual e recebeu diagnóstico de um transtorno mental, você não está sozinho!

Este guia foi elaborado pela Rede Internacional de Emergência Espiritual (ISEN), traduzido e complementado pelo grupo Repensando a Loucura do Brasil, para auxiliar você a superar a sua crise. É nosso "carro chefe", mas temos inúmeros materiais sobre os temas propostos neste site. Saiba mais sobre nossos materiais! 

Apresentação do movimento e evento anual de 2018

O vídeo apresenta nosso movimento e traz alguns momentos do nosso lindo evento de 2018 que aconteceu em 12 de maio em São Paulo, dia de inauguração do Humana Mundi Espaço Clínica.

Saiba mais sobre nossos eventos anuais!

 

 

Levantamentos do Repensando a Loucura 

Oportunizar espaços de diálogo para compreendermos  melhor nossas experiências demanda a participação de todos nós. 

Acesse abaixo o resultando do primeiro levantamento que fizemos em nosso primeiro evento anual dias 12 e 13 de maio de 2017: Repensando a Loucura - uma visão integral. Este levantamento foi usado como inspiração para a criação desse site. 

Por que falar destas experiências?

O reconhecimento de que experiências espirituais e/ou anômalas são munidas de valor e significado para as pessoas que as experienciam é ainda visto com certa resistência pela corrente dominante. Porém, no levantamento realizado em nosso evento, a importância de falar dessas experiências foi o item mais votado.

 

Como ouvir essas

experiências?

O sofrimento das pessoas que estão passando por experiências espirituais e/ou anômalas pode chegar a níveis insuportáveis e a necessidade de tratamento e intervenção médica, muitas vezes, é a única saída. Porém, o estigma pode ser evitado se essas experiências não fossem rotuladas como desequilíbrio químico ou algo incurável tão indiscriminadamente.

Criar novas terapias e modelos de atendimento 

A necessidade de mudança na forma como lidamos e tratamos as pessoas que estão passando por experiências espirituais e/ou anômalas, e mesmo como compreendemos nossa saúde mental, é evidente. As instituições psiquiátricas, sejam públicas ou privadas, estão se abrindo para a criação de novas alternativas, mas é fundamental dar um passo além.

Construir um modelo de  cuidado integral

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs a ampliação na definição de saúde para "um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença", o tema da espiritualidade tem sido foco de inúmeros estudos científicos. Incorporar o resultado desses estudos na prática é o nosso desafio.  

Contato

Curta nossas páginas para acompanhar este movimento.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
 

Thanks! Message sent.