Olá, seja muito bem vinda(o) ao nosso site!

 

Nós reunimos nesse site uma rede de colaboradores que compartilham da mesma visão: abrir um diálogo entre psicólogos, psiquiatras e as pessoas que passam por experiências espirituais e/ou anômalas que muitas vezes são diagnosticadas com transtorno mental - os experienciadores.

O Movimento Repensando a Loucura foi inspirado na campanha internacional Emerging Proud que propõe que o dia 12 de maio se torne um marco na saúde mental e uma referência mundial, a ser celebrada anualmente como o dia que as pessoas começaram a falar de suas experiências sem medo expandindo a percepção do que é "normal" em todo o mundo. 

No Brasil, além de outras atividades, temos realizado eventos anuais desde 2017, sempre que possível próximo da data de 12 de maio, mas em função dos últimos acontecimentos com o corana vírus, em 2020 o nosso evento anual foi adiado para acontecer no dia 20 de setembro  junto ao Instituto de Psiquiatria da USP, com o apoio do ProSer - Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do HCFMUSP. Esta data foi escolhida por ser a mais próxima de 21 de setembro - Dia Mundial da Paz, quando acontece a Caravana da Paz que incluirá a participação de diversos grupos internacionais incluindo o #Emerging Proud.

 

Para ajudar a compor esta ação global, no dia 12 de maio acontecerá um evento online em inglês com Katie Motram, idealizadora da campanha #Emerging Proud. A proposta é reunir todo o material que cada país produziu até hoje sobre o tema da saúde mental e espiritualidade. De maio a setembro, o #Emerging Proud estará coletando diferentes expressões artísticas (poesias, música, teatro...), informações e depoimentos sobre o tema: PAZ INTERIOR PROMOVE PAZ EXTERIOR. Todo este material irá ser apresentado na Caravana da Paz de 2020. 

 

Mais informações sobre o evento Repensando a Loucura 2020 em breve.

Conheça nossas ações

Apresentação do movimento e evento anual de 2018

Agradecemos imensamente todos aqueles que têm nos apoiado na nossa proposta de Repensar a Loucura. O vídeo acima apresenta nosso movimento e traz alguns momentos do nosso lindo evento de 2018 que aconteceu dia 12 de maio em São Paulo junto ao Humana Mundi Espaço Clínica.

 

 

Nossos materiais - Guia de crise

Se você está passando por uma crise psicoespiritual e recebeu diagnóstico de um transtorno mental, você não está sozinho!

Este guia foi elaborado pela Rede Internacional de Emergência Espiritual (ISEN), traduzido e complementado pelo grupo Repensando a Loucura do Brasil, para auxiliar você a superar a sua crise. É nosso "carro chefe", mas temos inúmeros materiais sobre os temas propostos neste site. Saiba mais!    

Resultado do levantamento 

Por que falar destas experiências?

O reconhecimento de que experiências espirituais e/ou anômalas são munidas de valor e significado para as pessoas que as experienciam é ainda visto com certa resistência pela corrente dominante. Porém, no levantamento realizado em nosso evento, a importância de falar dessas experiências foi o item mais votado.

 

Como ouvir essas

experiências?

O sofrimento das pessoas que estão passando por experiências espirituais e/ou anômalas pode chegar a níveis insuportáveis e a necessidade de tratamento e intervenção médica, muitas vezes, é a única saída. Porém, o estigma pode ser evitado se essas experiências não fossem rotuladas como desequilíbrio químico ou algo incurável tão indiscriminadamente.

Criar novas terapias e modelos de atendimento 

A necessidade de mudança na forma como lidamos e tratamos as pessoas que estão passando por experiências espirituais e/ou anômalas, e mesmo como compreendemos nossa saúde mental, é evidente. As instituições psiquiátricas, sejam públicas ou privadas, estão se abrindo para a criação de novas alternativas, mas é fundamental dar um passo além.

Construir um modelo de  cuidado integral

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs a ampliação na definição de saúde para "um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença", o tema da espiritualidade tem sido foco de inúmeros estudos científicos. Incorporar o resultado desses estudos na prática é o nosso desafio.  

Contato

Curta nossa página no face e apoie este movimento.

  • Facebook - Black Circle
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now